domingo, 26 de maio de 2013

A despedida não deixa saudades, mas a estadia sim!

Hoje Neymar se despediu do Santos, em um estádio digno para tal acontecimento, Estádio Nacional Mané Garrincha, estádio de Copa!

Coincidência ou não do destino, há 30 anos atrás o craque Zico, também em um Flamengo x Santos se despedia do Rubro-Negro para jogar na Itália. Aquela despedida de Zico ficou marcada por ser o jogo de maior público da história do Campeonato Brasileiro, mais de 150 mil torcedores estiveram no Maracanã. 30 anos depois, foi a vez da despedida de Neymar quebrar um novo recorde, o recorde de renda, aproximadamente 7 milhões de reais foram arrecadados com o jogo, a maior renda da história do futebol brasileiro.

Tá certo que as despedidas desses dois craques não foram os reais motivos por tais recordes, afinal em 83, Flamengo e Santos jogavam a final do Brasileiro, e por esta razão o Maracanã estava abarrotado de flamenguistas. Para o jogo de hoje, os ingressos já estavam praticamente esgotados antes da confirmação de que Neymar faria seu último jogo com a camisa do Santos. Com ou sem despedidas, os dois jogos quebrariam os recordes, mas quis o destino premiar esses dois craques do nosso futebol com uma despedida à altura, estádios lotados, marcas históricas para o futebol brasileiro e tudo isto em um mesmo clássico: Flamengo x Santos.

A despedida de Neymar foi discreta, pelo menos em campo, porque na Televisão e na internet não se falava e não se fala de outra coisa.

Neymar foi ‘comum’ neste e nos últimos jogos com a camisa do Santos.  Por esta razão, muitos questionam a capacidade do craque. Mas pensando comigo, e tentando encontrar alguma razão para explicar esse 2013 apagado de Neymar, percebi que o craque já estava desgastado na Vila Belmiro. Não precisava prestar atenção para o que Neymar estava fazendo em campo, bastava simplesmente focar no olhar do jovem santista, na expressão dele, antes dos inícios de cada jogo para perceber que o craque já estava desligado do Santos, mentalmente! Ele não estava no mesmo universo, não estava com o mesmo brilho no olhar de antes, pena que ele deixou isto o contagiar à ponto de não jogar o seu bom futebol, tanto nas fases finais do Campeonato Paulista, quanto no jogo derradeiro contra o Flamengo.

Verdade é que a despedida de Neymar não deixa saudades. O futebol demonstrado pelo craque neste jogo, um futebol omisso, que toca de lado, não deixa o torcedor brasileiro com saudade. Eu digo o futebol de hoje e não o futebol que ele pode produzir.

A despedida não foi legal, mas o que é uma despedida perante os três anos de estadia de Neymar em nosso futebol? O que são um, dois, três jogos desgastados, perante à uma Libertadores, Copa do Brasil e um Tri campeonato paulista? Campeonatos em que o jovem santista foi fundamental para tais conquistas gloriosas do peixe?

Neymar nos brindou com lances geniais. Como se esquecer dos gols de arrancada contra o Internacional na Libertadores, e Flamengo no Brasileirão em 2011? Gols dignos de placa e tantos outros também, que fizeram a alegria do torcedor santista.

Quantas filas! Isto mesmo, quantas filas de jogares Neymar deixou pelo caminho até livre, leve e solto fazer gols merecedores de aplausos. Que nos digam Cruzeiro, Inter, Flamengo.....!  

Quantas bocas abertas! Neymar deixou com suas jogadas em solo brasileiro.

Quanta confusão! Perdura na cabeça dos jogadores que até agora tentam entender como o craque passou por eles com tanta facilidade e toque de maestria.

 Quanto ódio! Zagueiros e volantes de raça tiveram ao ver a simplicidade e a leveza derrubar a gana e a força, em apenas um instante!

Quantas colunas tortas! Que assim ficaram, ainda que por um instante curto, mediante à agilidade e aos dribles desconcertantes de Neymar.

Quanto tumulto! O craque badalado causou nos aeroportos, em que fãs ansiosos lotavam para tocá-lo, pedir um autógrafo ou simplesmente vê-lo de perto, vê-lo e testificar de sua existência.

Tantas alegrias! Neymar deu aos santistas, uma delas levando o peixe depois de quase 50 anos voltar ao topo da América! 

Tanto assédio! Neymar teve em cima dele, muito antes de hoje confirmar sua saída do Santos, com propostas até melhores do que esta do Barcelona.

Barcelona que será o destino deste ídolo santista, santista no peito, agora catalão na veia!

Muitos dizem, contradizem, opinam e até afirmam que Neymar não terá espaço no Barcelona. Outros tantos dizem que este ano foi um ano em que Neymar já começou pensando em ir embora e por isto não jogou o que pode. Mas entre apoio e críticas, confiança e descrença, a pergunta permanece, o craque santista vai deslanchar no ‘Barça’? Esta pergunta, ninguém pode responder! Pode ser comentarista, jogador, técnico, ‘entendedor’ de futebol, familiar, ninguém a pode decifrar! Pois esta dúvida não se responde com palavras, não se sana com argumentos, por melhor que seja o vocabulário de um amante do futebol, e sim se sana com os pés, os pés de Neymar, pés, que tem vocabulário suficiente para calar qualquer tipo de crítica.

Afinal, um lance, uma manifestação dos pés de Neymar e uma imensidão de palavras serão ridicularizadas, por tentarem o questionar simplesmente pelo momento ruim do craque. Para muitos Neymar é ‘pipoqueiro’, mas somente até o próximo drible, onde se renderão novamente. Para outros, o jovem pode fazer chover canivete, que depois de um mês voltará a ser desvalorizado pelos mesmos. Mas não importa, nada nessa vida é unânime. E Neymar também não precisa ser unanimidade, basta apenas ele ser Neymar!  Ser o Neymar que ele foi no Santos, ser o que ele pode ser, ser o que ele é!

Os momentos finais não deixam saudades, mas que importa? O sabor não está no final da fruta e sim no caminho em que a nossa boca, prazerosamente saboreia até ele!  O que te faz comer uma melancia novamente não é o final sem gosto dela e sim todo o ‘recheio’ delicioso que ela tem e mesmo pelo final “sem gosto” não esquecemos que a melancia é uma boa fruta. Logo, não julguemos a qualidade de Neymar pelo seu final no Santos, mas lembremo-nos do seu percurso até aqui!

Não se prenda a despedida sem graça, sem lance, sem ousadia. Mas se prenda à estadia.......

......Que Neymar teve em nosso território! A estadia sim deixa saudade e justifica a sua genialidade! 

3 comentários:

  1. Fantástico. Disse tudo. Neymar sempre estará no coração da nação santista.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio Raphael ! E a verdade é que ninguém pode contestar o que Neymar conquistou no Santos. Forte Abraço!

    ResponderExcluir