segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Primeiro grande domingo do ano!


Esquentou! Finalmente o futebol brasileiro em 2013 teve seu primeiro grande domingo, com muitos clássicos, reabertura de um grande estádio, reencontro de duas estrelas e uma estreia de peso.

Começo a falar sobre a reinauguração de um dos estádios mais tradicionais do Brasil, o velho e agora porque não chamarmos de o velho novo Mineirão. O estádio está mais bonito do que nunca, com as obras o público ficou muito mais próximo do campo de jogo, outro fator que entusiasma a disputa dentro de campo. Na partida em si, o primeiro gol do moderno Mineirão foi de Marcos Rocha, só que contra, melhor para os cruzeirenses, que foram os primeiros torcedores a comemorar um gol nessa reabertura, aliás não só os primeiros a comemorar um gol e sim também uma vitória, porque apesar do estreante Araújo ter empatado para o Atlético,  um outro estreante definiu a vitória cruzeirense, Dagoberto de cabeça. A vibração entusiasmada de Dagoberto mostra que ele está feliz de ter trocado o Inter pelo Cruzeiro. O Cruzeiro que este ano está muito mais forte que na temporada passada e promete deixar as forças mais equilibradas no cenário nacional. Agora, falta de responsabilidade faltar água e só ter liberado 3 estabelecimentos alimentícios para 53 mil pessoas!!!!! Que absurdo! Ainda bem que o Governo de Minas Gerais não dormiu no ponto entrou em ação e o consórcio Minas Arena foi multado em 1 milhão de reais, nada mais justo, pois privar torcedores de alimentação e hidratação, é o fim da picada. Vergonha! E o novo Mineirão, lindo como nunca, estava lindo por pura maquiagem, porque os serviços do estádio precisam voltar ao normal já! Pois que adianta você ter uma bela garçonete, mas que não serve os clientes e os deixa com fome e sede?

Outro jogo em que tivemos atenção redobrada foi o clássico Sansão, que protagonizou o reencontrou de Ganso com a torcida do Santos, só que dessa vez do lado adversário. Além disso, havia expectativa para sabermos como seria o primeiro confronto entre Ganso e Neymar, já que a expectativa para vermos a reação da torcida do Santos com a presença de Ganso na Vila, já era de se prever: moedas atiradas no chão. Atitude essa que causou o repúdio de Neymar, em entrevista depois do jogo. No campo, Neymar mais uma vez foi fundamental, participou dos três gols do Santos, dentre os quais cavou um pênalti muito bem cavado, que enganou muitos cronistas, mesmo estes vendo vários replays. Pelo lado do São Paulo, Ganso teve uma atuação super discreta. O time tricolor até que pressionou, não jogou mal, mas o destaque são paulino ficou por conta mesmo do golaço de falta de Jadson.  E foi assim, no reencontro de Ganso com Santos na Vila, e no seu primeiro jogo contra o seu parceiro Neymar, nada aconteceu de diferente, Neymar jogou mais, como já é o de costume há muito tempo, afinal a última grande temporada de Ganso foi em 2010 e de lá pra cá, nenhuma atuação à altura de Neymar.

Estádio lotado no Mineirão, estádio lotado na Vila Belmiro, estádio lotado também no Pacaembu. Corinthians x Oeste era o jogo, mas o público não lotou o estádio pelo confronto em si e sim pela estreia da principal contratação do alvinegro, Alexandre Pato. O craque vindo do Milan começou no banco, e viu seu principal concorrente na posição, marcar dois gols, Paolo Guerrero, em dois gols quase que idênticos em cruzamento ambas as vezes feito pelo Alessandro, levou a nação à loucura e mostrou que não vai ser nada fácil à Pato essa disputa pela titularidade, à não ser que Tite depois do que viu no Pacaembu, tenha passado a madrugada pensando em um jeito de colocar os três no ataque titular, Emerson, Guerrero e Pato, sem que o Corinthians perca em marcação e deixe de ser compacto.  Pato entrou no segundo tempo, e logo na sua primeira participação com a camisa corintiana, fez seu primeiro gol, em duas tentativas sendo no mesmo lance, a primeira com o pé direito e a segunda com o pé esquerdo de primeira, ele definiu o placar do jogo, foi um belo gol, ele teve agilidade pra chutar pela segunda vez e precisão e potência pra marcar de primeira com a perna que não é a boa dele, como já disse a perna esquerda. Corinthians 5 a 0 no Oeste, uma apresentação de luxo e uma estreia que o Pato não irá esquecer.

Por fim, o clássico Grenal. Inter e Grêmio se enfrentaram no interior do Rio Grande, no Colosso da Lagoa, na cidade de Erexim, e o Internacional do técnico Dunga venceu por 2 a 1. Vitória que era considerada por muitos, obrigatória, já que o tricolor gaúcho estava com toda sua equipe reserva, nem o técnico Vanderlei Luxemburgo estava no clássico. Eu pessoalmente discordo, por mais que o Grêmio venha de uma disputa ferrenha com a LDU, neste próximo meio de semana o Grêmio não tem Libertadores, então não dá para entender o porque dessa folga logo no primeiro clássico, que folgassem na rodada do gaúchão deste meio de semana e não logo no primeiro Grenal. Melhor para Dunga, que em seu primeiro clássico como treinador, saiu vitorioso.

3 de fevereiro de 2013, o primeiro domingo quente do futebol brasileiro, quem dera tivéssemos mais domingos assim nos estaduais, mas infelizmente insistem em fazer estaduais inchados, onde domingos como estes são minorias, e a maioria é com o mesmo de sempre, jogos monótonos e quase sempre previsíveis entre grandes e pequenos. Resta-nos aproveitar bem domingos como os de ontem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário