quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Globo sem opções pela primeira vez na era dos pontos corridos!

Desde 2006, o Campeonato Brasileiro é disputado com 20 clubes no formato de pontos corridos, anteriormente a competição passava dos 20 clubes. De 2006 para cá, o fato é, que jamais na história do campeonato, as quatro potências de São Paulo e as quatro potências do Rio de Janeiro chegaram ao término da competição, com duas rodadas restantes, sem nada para disputar. Sempre tinha dois ou três clubes, pelo menos, com algo importante em disputa.

Ou seja, em outras palavras, nenhum dos oito times mais visados pela Tv Globo tem pretensão importante daqui para frente. Isso acontece pelo grande desiquilíbrio que esse campeonato apresentou, não digo isso apenas pela campanha em disparada do Fluminense, e sim também pelo conjunto da obra. Além de termos um campeão bem acima dos outros clubes, fugindo totalmente do que aconteceu nas últimas edições, já temos com duas rodadas de antecedência as quatro vagas pela Libertadores definidas. O campeão da Sul-americana sendo brasileiro poderia tirar a vaga do quarto colocado, o que daria emoção aos corações dos são paulinos que ocupam a última vaga, eu disse daria, isso não acontecerá, pois o único brasileiro que disputa ainda a Sul-americana é o próprio time do Morumbi. Primeira vez é que as quatro vagas são definidas com antecedência. Em todas edições anteriores, pelo menos uma vaga ficava em disputa até a última rodada. Isto quer dizer que neste campeonato temos quatro clubes bem acima dos outros dezesseis.


Para piorar o quadro para a televisão e sua audiência, na briga para não cair, o peixe grande que poderia render boa atenção do público já sucumbiu na praia, falo do Palmeiras que já está na série B.


E para fechar a conta e passar a régua, nem a disputa de consolação dos times grandes temos esse ano, falo sobre as vagas na Copa Sul-Americana. Com a mudança no regulamento de classificação, não temos mais aquela famosa zona de classificação do 5° ao 12° lugar, e sim apenas aqueles clubes que forem eliminados da Copa do Brasil antes das oitavas de final, poderão disputá-la, ou seja, não tem posição que garanta o clube na Copa Sul-Americana, quanto mais acima ele terminar, mais chances ele tem de disputar a Sul-Americana, mas nem isso dá motivação à Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Flamengo, Santos e Internacional. Porque para eles terminarem mais acima e disputarem a Sul-Americana, teriam quer ser eliminados antes das oitavas da Copa do Brasil, o que seria um vexame para todos eles. Tudo isto, culpa da dona CBF que poderia diminuir as datas dos estaduais e fazer com que a Copa do Brasil e a Sul-Americana fossem disputadas simultaneamente, só que em datas intercaladas.


Enfim, será engraçado ver a Globo tentar atrair a atenção do seu público das duas maiores praças, a de SP, com a preparação do Corinthians para o mundial, e a do Rio, com a busca do Fluminense pela melhor campanha na era dos ponto corridos com 20 clubes, é o que resta para a televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário