segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O naufrágio da Boa Caravela vascaína!

Impressionante!

Sim, impressionante, como o Vasco em tão pouco tempo sofreu uma grande debandada, perdeu a base de seu time. Depois de um 2011 glorioso, com o título da Copa do Brasil e o Vice campeonato brasileiro, chegando a uma quarta de final de Libertadores em 2012, sendo o adversário mais difícil para o então campeão Corinthians, é praticamente inacreditável como o Vasco se desfez e passou de um dos mais fortes times do país em 2012, para um dos doze grandes mais fracos no término do ano passado e para este 2013.

Eu disse que é praticamente inacreditável, mas tudo tem uma razão facílima de entender: Má administração! Salários atrasados! Neste período em que o Vasco se destacou no cenário nacional, os salários sempre atrasavam, mas graças a um grupo unido e comprometido e com esperanças de chegar ao topo da América e conseguir colocar o Vasco em um grande patamar, a coisa foi segurada por bastante tempo. Mas depois da eliminação da Libertadores e o fim do campeonato brasileiro, a caravela vascaína começou a desembarcar, cada um para um determinado destino.

Pois bem, analisando, antes do fim do ano saiu Diego Souza, o 10 do time, mesmo com altos e baixos, tinha jogos que brilhava e decidia. Saiu Rômulo, volante fundamental para a defesa do Vasco. Saiu o melhor lateral direito do país até então, Fagner. E agora no fim de ano, saiu Fernando Pras, que em todos os momentos estava com o Vasco, desde a Série B em 2009, jogador que tinha identidade com o clube.  Saiu Juninho Pernambucano, a estrela da companhia, o maestro do time, um ídolo! Mas também um profissional, não dava pra continuar do jeito que estava.

A Caravela vascaína se desfez! Os salários no Vasco atrasam e atrasavam tanto ou em mais período quanto no seu arquival Flamengo, só que não tinha tanta repercussão quanto no Flamengo, porque o Flamengo é mídia, e qualquer dia de atraso já vira capa de jornal (não desmerecendo o Vasco, mas o que acontece no Flamengo é tudo sempre muito potencializado). O que ajudou a tampar o buraco na administração do Vasco, foi o comprometimento dos jogadores vascaínos desde o final de 2011, mas chega uma hora que não dá. Para piorar a diretoria não conseguiu segurar alguns jogadores.


A crise no Vasco é tão grande, que até faltou água!!!! É completamente inaceitável, em um time grande acontecer isso. Seria cômico se não fosse trágico, mas mesmo assim foi motivo de chacota para os torcedores adversários. Como é que em qualquer instituição de futebol, falta água, que é a base para hidratar e a base para saúde de todos os atletas e de qualquer ser humano, imagina então se esta instituição for uma das maiores do país, que tem milhões de apaixonados que o acompanham a cada dia, uma instituição querida por milhões e milhões espalhados em todo o Brasil, o time de quinta maior torcida do nosso território, enfim um completo absurdo!


Agora, mais um ídolo foi afastado, o meia Felipe, segundo a diretoria por indisciplinas, e pelo que tudo indica será mais um que deixará o Vasco.

Se as coisas continuarem desse jeito, o Vasco será um sério candidato a brigar para não cair neste ano no campeonato brasileiro, e dinheiro para contratar fica difícil, já que a diretoria não teve nem dinheiro para pagar os salários de jogadores importantes para segurá-los no elenco, imagina então ter dinheiro para trazer outros jogadores importantes.

Este ano de 2013, promete não ser dos melhores para o Vasco e justamente quando o Vasco tinha ressurgido no cenário nacional, tinha voltado a conquistar um título depois de vários anos de jejum, voltou a uma Libertadores depois de 11 anos. E agora o Vasco volta ao patamar de baixo (em qualidade dentro de campo, pois em tradição, o Vasco sempre será Grande). O que pode dar esperanças ao coração vascaíno, é o novo executivo de futebol, Renê Simões, grande nome e de qualidade, além é claro de Ricardo Gomes, na diretoria. São dois nomes de respeito e credibilidade, mas respeito e credibilidade de dirigente não entra em campo, esse que é o problema, e no caso, por mais competentes que sejam, sem dinheiro fica difícil montar uma boa equipe. Mas uma certeza é clara, que com o Renê e o Ricardo, bagunça no Vasco não teremos. Tudo terá ordem, e com certeza o máximo de esforço possível para melhorar o Vasco, os torcedores vascaínos poderão ter certeza que Renê e Ricardo farão, claro o que estiver ao alcance deles.

A boa caravela vascaína naufragou! Agora resta aos novos comandantes recuperá-la e não deixá-la ir para o fundo do mar, e é claro isso cabe também aos tripulantes que restaram e aos novos que estão por vir. Afinal de contas os torcedores do Vasco não merecem passar por mais um naufrágio, pois com o elenco de hoje, a Série B é um perigo real!


Nenhum comentário:

Postar um comentário